Ânderlo R. Silva
ATUAL COORDENADOR DO CULTURA SUL

Em 2003 fiz parte de uma banda de rock, foi quando comecei a escrever o que pensava ser música. Mas das letras que escrevi, poucas coloquei melodia e fui guardando.

 
  Em 2005, numa aula de Língua Portuguesa, resolvi mostrar uma dessas "músicas" à minha professora. Ela, para minha surpresa, chamou o texto de poema... Foi quando comecei a ver que escrevia de forma diferente.   
     
  De lá para cá, escrevi muito, pesquisei, estudei, busquei informação com pessoas ligadas a escrita, pela internet, e outras me influenciaram a continuar a escrever.  
     
  Atualmente, estou cursando Curso de Letras na UNIPAMPA, idealização desde o 2º ano do Ensino Médio. Pretendo me formar e lecionar a disciplina de Literatura, com enfoque nos alunos do Ensino Médio, pois gostaria que vissem a Literatura da mesma forma que eu vejo, como algo indispensável ao ser humano. A poesia para mim está em tudo, faz parte da minha vida. É uma fonte inesgotável de auto-conhecimento, do outro e de tudo que está ao meu redor.  
 
   
 

PARTICIPAÇÃO EM MANIFESTOS POÉTICOS E
NA ANTOLOGIA DO CULTURA SUL:

 

VASCONCELLOS, Norma; NASCIMENTO, Elvira de Macedo; RIBAS, Rafaela Gonçalves; BÁRROS, Särita; ALCALDE, Sonia; CORRÊA, Sheila; PIRES, Davi Ulisses Chaves Simões; SILVEIRA, Pablo Ramos; SOCCA, Ânderlo R. SILVA; Ézio Sauco; SILVA,GUIMARÃES, Ada Maria Machado; COSTA, JRicardo. Ani VERSÁRIO . Cultura Sul Bagé, Oficina dos Poetas, aos 200 anos de Bagé. Evangraf, Porto Alegre, 2011.

[...] Quer a Antologia, parece-nos, aquela "Pasárgada" de Bandeira entre a galeria dos poetas gaúchos, aninhaha do sul do nosso imenso país. Por outro lado, se o panorama lítero-cultural de Bagé vai mudar com uma possível revalorização da poesia na cidade, não sei. No entanto, gostaria de assinalar que mesmo não sendo modelos canônicos, acredito que uma variada carga lírica será despejada na sesmaria azul do céu, nos longos braços deste chão que floresce no peito lúcido dos dias, pelas mãos do vento [...] Rafaela Gonçalves Ribas, Membro do Cultura Sul, Patrona da 14ª Feira do Livro de Bagé, in apresentação.