Um pouco da nossa história
 

Criado em 1988, a partir de proposta de Núcleos Culturais do CODEC (Governo RS), o Grupo CULTURA SUL de Bagé logo se tornou entidade autônoma, reunindo forças culturais da comunidade para estímulo a todas as manifestações artísticas.

Entre as múltiplas atividades, a Poesia tomou vulto através da Oficina dos Poetas apresentando diversas produções nesse período:

Publicação de 39 edições de “Manifesto Poético” (esgotadas);
Calendários Artísticos, Exposições, Saraus;
Palestras em Bagé, Porto Alegre, Esteio, S. José do Norte, Tupaciretã, Arvorezinha, Candiota, Aceguá e Melo (Uruguai);
Parceria com a Arte Plástica e a Educação Ambiental através do movimento não governamental “Ecoarte”, sendo uma das fundadoras a Poeta Elvira Nascimento;
Autoria do projeto “Arte na Vitrine” que se tornou tradicional na Semana de Bagé, envolvendo pintores, artesãos, poetas e instituições de Bagé. É coordenado pela ACIBA- Associação Comercial e Industrial de Bagé, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Bagé. As vitrines das lojas da cidade são ambientadas com produção plástica e poética;
. Produção do DVD ”Sul- Poemas de Oficina” com apoio da Prefeitura de Bagé, organizado por Norma Vasconcellos e Elvira Nascimento com fragmentos de poemas produzidos na Oficina dos Poetas do Cultura Sul e imagens de artistas locais. Idealizado para um encontro de Cultura na Assembléia Legislativa (jun. 2007).

A criação dos poetas do Cultura Sul é registro sensível da vida urbana na fronteira gaúcha, da luta pela preservação da paisagem verde da campanha e da riqueza arquitetônica de Bagé, sempre marcada pelas estações, pelos longos invernos e pela solidão geográfica da região.

 

Agenda comemorativa dos 20 anos (2008):
Lançamento em Bagé do DVD "Sul- Poemas de Oficina" no Espaço de Arte da loja Solaetela, durante as comemorações da Semana de Bagé (julho);
Ilustração de poesias, além da criação do logotipo do Cultura Sul, pelos alunos dos Cursos de Criação Gráfica e Web Designer do SENAC- Bagé;
Lançamento de SITE POÉTICO em parceria com o SENAC- Bagé, ALTERNET e farmácias MISTURA DA TERRA, como parte da programação da Semana de Bagé;
Lançamento da Antologia 20 anos (1000 VERSOS DO SUL e algumas letras perdidas), patrocinada pelas farmácias Mistura da Terra;
Oficina de Poesia (Aventuras na Imaginação) na 54ª Feira do Livro de Porto Alegre.

O Cultura Sul é uma das referências na área literária de Bagé. A 6 ª Feira do Livro de Bagé (2003) teve como Patrona a Poeta Elvira de Macedo Nascimento, co- fundadora do Cultura Sul. Em 2009, duas integrantes do Cultura Sul fizeram parte da lista de candidatos a Patrono da 12ª Feira do Livro de Bagé: Sara Ramirez Vicencio e Sonia Alcalde. Eleita Sonia Alcalde. A atual Presidente da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Municipal é a Poeta Rafaela Gonçalves Ribas.

Com o passar do tempo, foi criado um departamento especial- CULTURA CÉU, onde estão: Ernesto Wayne, Iolanda Abero Sá, Júlio Trípodi Lanza, Maria Barcellos, Tereza Not, Valúsia Saldanha, Edmundo Castilhos Rodrigues e Sara Ramirez Vicencio.

Composição de Poetas do Cultura Sul em 2009: Davi Simões Pires, Edmundo Castilhos Rodrigues, Elvira Nascimento, Fausto Brignol, Norma Vasconcellos, Rafaela Ribas, Sara Ramirez Vicencio, Särita Bárros, Sheila Corrêa e Sonia Alcalde. Seu quadro recebeu o ingresso de três jovens: Ânderlo R. Silva, Ézio Sauco e Pablo Silveira.

Composição de Poetas do Cultura Sul em 2013: Ânderlo R. Silva, Ézio Sauco, Elvira Nascimento, Norma Vasconcellos, Rafaela Ribas, Särita Bárros, Sheila Corrêa e Sonia Alcalde.

De 1998 a 2012, o Grupo teve sede no Iporã Center - sala 18, cujo local é o Atelier de Pintura das artistas plásticas Jussara Casarin e Norma Vasconcellos, esta co-fundadora do Cultura Sul e coordenadora da Oficina dos Poetas.

Em 2013, foi eleito novo coordenador, o poeta Ânderlo Silva. A partir de 3 de outubro de 2013, passamos a nos reunir na Casa de Cultura Pedro Wayne.