JORNAL MINUANO
Coluna Social/ Gilmar de Quadros

22 JUL 2009
O ANIVERSÁRIO da simpática Sonia Alcalde motivou almoço (churrasco) sábado em casa, reunindo somente a família e poucos amigos que foram abraçá-la. Aliás,... a 12ª edição Feira do Livro do Sesc terá Sônia como patronesse que, com certeza, tudo fará para abrilhantar o evento. O marido, os filhos e os amigos dela estão na maior torcida. De fato, ela merece todos os aplausos!
12 AGO 2009
UMA ESCUDEIRA DA PALAVRA, Sonia Alcalde será o centro das atenções (patrono) da próxima Feira do Livro (do SESC). Ela é uma defensora da palavra em tempos em que ela parece estar cada vez mais banalizada. Sônia foi ao Margs visitar a exposição Arte na França 1860-1960: O Realismo. A mostra faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil e reúne mais de 100 obras de grande significação, criadas sob a influência do realismo francês. Estão expostos trabalhos de Courbet, Monet, Van Gogh, Degas, Renoir, Cézanne, Balthus, Millet, Dérain, Miró, Dalí e Manet, entre outros, além de obras de brasileiros produzidas na França, como as de Cândido Portinari, Almeida Júnior, Iberê Camargo, Lasar Segall e Guignard.
03 SET 2009
PATRONESSE DA FEIRA DO LIVRO, Sonia Alcalde, e o gerente do Sesc, Rodrigo Sosa, iniciaram uma série de visitas às escolas da cidade com intuito de incentivar a leitura nesses ambientes que deveram ser genuinamente salas de leitores e não o são. Eles aproveitam os encontros com os estudantes para divulgar a 12ª Feira do Livro que vai se realizar entre 25 de setembro e 4 de outubro, assim como o concurso de textos e desenhos sobre o meio ambiente que o Sesc e o Jornal MINUANO promovem para alunos que estejam cursando o Ensino Fundamental.
19 SET 2009
SONIA ALCALDE é o mesmo o máximo! Encerrando de vez a polêmica se ela estará patrona, patronesse ou madrinha da Feira do Livro que vai iniciar semana que vem, ela diz que o nome pouco lhe importa, na verdade, ela é amiga da arte, da literatura, dos livros. Inteligente, não?
22 SET 2009
OS BUFÕES DA RAINHA se apresentam neste domingo, na Feira do Livro do Sesc, durante o lançamento do Manifesto Poético do Cultura Sul, só textos muito bons vêm nele. Podem crer!
26 SET 2009
NA FEIRA DO LIVRO, hoje, às 17h, o escritor Flávio Brasil vai autografar Poesia Sentida... AMANHÃ, às 18h, será a vez do advogado Rodrigo Tavares autografar o “Noite Escura”, e, mais tarde, será lançado o Manifesto Poético do Cultura Sul, pelos integrantes do grupo de teatro do Sávio Machado... A SENSAÇÃO nesta 12ª Feira do Livro, sem dúvida, é a simpática patrona Sonia Alcalde, Sonia já marcou seu nome nesse evento do Sesc. Aplausos!
29 SET 2009
Rafael Silva interpretou Menestrel, na abertura da Feira do Livro.
QUEM AINDA não foi à Feira do Livro não sabe o que está perdendo. Da solenidade de inauguração ao momento ao show do Pavão ontem, o sucesso é total. Quem esteve na abertura deste evento na Praça Silveira Martins, gente que ouviu e aplaudiu
Rafael Silva recitando O Menestrel, de Shakespeare?
Luís Kalil e Leny, Emílio Alcalde e Sônia, Sérgio Carneiro e Luciene, Divaldo Lara, Richarles Nogueira, Teresinha Nogueira (divulgando o Jantar dos 40 anos da Faculdade de Direito da Urcamp, agora, em outubro), Jesus Ollé, Edmundo Rodrigues, Mário Nogueira Lopes, Maria Adelaide Brasil Blanco, Beta Salgado, Rodrigo Sosa e Daniela Rosa (felizes com o sucesso do evento que tão bem organizam), Rosemeri Vacilloto, Norma Vasconcellos, David Vasconcellos, Maria do Carmo Vasconcellos Passos, Fábio Lucas, Edgard Lucas, Vera Ribeiro, mais... mais...

A pedritense Fátima de Souza Royes tem sessão de autógrafos da 2ª coletânea de poesias "Teia de Amigos", sábado(3), na Feira do Livro

NA SOLENIDADE DE ABERTURA, sexta-feira, a patronesse (ela não gosta de ser chamada “patrona” da Feira do Livro) Sonia Alcalde arrasou na saudação que fez... DEPOIS dela, falou o prefeito Dudu. Interessante observar mais um modismo que algum político em Brasília inventou e os demais copiaram erradamente; ao saudar a plateia, dizem: “cumprimento todos e todas”.Não há necessidade disso, a concordância no masculino é a mais recomendada. Nesse “todos” incluem-se homens e mulheres, queridos!

Jaime Vaz Brasil, Orlando Carlos Brasil, Leda Brasil Sarmento, na sessão de autógrafos de Flávio Vaz Brasil, Poesia Sentida

Até o irmão do autor, o psiquiatra Jaime Vaz Brasil, veio de Porto Alegre prestigiar o momento de Flávio. Os pais, os tios, os primos, os amigos e os admiradores, na maior festa. A sorridente Têmis Brasil veio da capital especialmente para abraçar o sobrinho escritor.

Maria e Flávio Vaz Brasil, o autor do livro Poesia Sentida

SÁBADO, a Feira ferveu, literalmente, reunindo os “best friends” da vida toda – a maioria se conhece desde a infância – do clã dos Brasil. Era o momento do simpático e inteligente Flávio Brasil autografar o seu “Poesia Sentida”.

ESSA GENTE deverá voltar à Feira do Livro, hoje, às 18h, para engrossar a fila dos autógrafos de Carlos Roberto Martins Brasil que lança o Sesmarias em São Sebastião de Bagé. Uma obra baseada em pesquisa obtida junto aos arquivos públicos e históricos do RS, que traz até as assinaturas dos sesmeiros, ou seja, aqueles que recebiam do governo português concessão de terras com o intuito de desenvolver a agricultura e a criação de gado. A sesmaria representava a exploração econômica da terra de maneira rápida. Esse livro de Carlos Roberto Brasil é algo para ler e guardar para outras gerações pesquisarem.

OUTRO INSTANTE que agradou muito, o lançamento do Manifesto Poético (domingo) com a turma dos Bufões da Rainha recitando os poemas da Norma, Mercinha, Sônia, Sara, Rafaela, Edmundo entre outros convidados... HOJE, vai se realizar Oficina de Literatura Infantil, ministrada pela professora mestra Ada Maria Machado Guimarães, às 19h, no salão Camilo Moreira, na prefeitura da Osório. Com tema: O viés da infância em brinquedos, brincadeiras, roda de histórias e músicas, incentivando o prazer da leitura. Alô professores, acadêmicos ...

1 OUT 2009

Da EXPOFEIRA vamos à Feira do Livro, queridos! Uma coooooooisa de tão bacana a edição 2009 desse evento do Sesc. Livreiros, autores, artistas, músicos, empresários, crianças, público em geral, t-o-d-o-s estão elogiando o evento. Nem a chuva, nem o frio conseguem diminuir o espetáculo. Todas as manhãs, a profª Beta Salgado anima a gurizada com o seu personagem Boneca Geleia que hoje vai encenar O LIVRO MÁGICO. Uma gritaria e tanto! Segunda-feira, a diretora da biblioteca Leda Freire subiu ao palco para anunciar que a partir do ano que vem a biblioteca vai oferecer oficinas de arte nos dois turnos, manhã e tarde, foi aplaudida.

LEMBRAM quando a coluna sentenciou que a patrona Sonia Alcalde seria um marco na história desse evento do Sesc. Não deu outra. Até denominações novas (carinhosas) ela ganhou. Algumas crianças dizem que ela é a “dinda” dos livros; outras lhe chamam de “a primeira-dama” da Feira do Livro. Ela não consegue parar de sorrir e agradecer a todos; também não arreda o pé da praça, fica lá o tempo todo, cumprindo seu papel de patrona. Ela não faz distinção de público, todos são seus amigos. Coisa rara, meus amores!


OS JOVENS DO CULTURA SUL Ânderlo, Ézio e Pablo estão entusiasmados com o movimento literário na cidade... O CINEASTA Zeca Brito também prestigiou a Feira do Livro; além de inteligente, bonito, comunicativo e muito educado. Merece aplausos!... SUCESSO, a oficina da profª Vera Medeiros (Letras, Unipampa) “Representações Artísticas do Pampa”, o trabalho de análise da obra de autores que focalizam esta região, entre eles Eron Vaz Matos, agradou muito mesmo.

NO PRÓXIMO SÁBADO, Sapiran Brito Conta e Canta Ataulfo Alves, às 21h na Feira do Livro...

6 OUT 2009

SÁBADO DE MANHÃ, Gilmarzinho largou tudo e se deixou levar pela boa leitura. Querem saber o que ele fez? Sentou-se num banco da Praça Silveira Martins e se pôs a ler o livro “Movida pela Paixão” da coleção Aplauso (Ed. Imprensa Oficial de São Paulo, 276 página), da jornalista Tânia Carvalho. O livro conta a história fascinante de uma das divas do teatro nacional, Tônia Carrero. É leitura das mais agradáveis de se fazer. Esse livro está na Leb.

ALIÁS, a equipe do Richarles Nogueira dá show de bom atendimento sempre que a Feira do Livro do Sesc se ergue na praça. Há anos a livraria repete a cena, é de longe o pessoal melhor treinado, mais simpático, o que mais público atrai. Um detalhe, a família Nogueira trabalha unida nos dias de Feira do Livro: Teresinha no caixa, Luise e Marina nas vendas. Richarles e Rosane na supervisão geral. Bacana, né?


SEGUNDO declarou a patrona desta edição do evento dos livros da praça,
Sonia Alcalde, um momento glorioso foi o protagonizado pelo Gabriel, o Pensador. Também com o cachê que ele recebeu... Foi nessa ocasião que a jovem Larissa Silva Nunes, finalista do Concurso de Redação Jornal MINUANO e Sesc, cantou o RAP DA AMAZÕNIA com Gabriel. A garota é quem merece destaque. Ela é da turma 82 da Escola Municipal Kalil A. Kalil.
QUEREM SABER, quem merece de fato um cachê de quinze ou vinte mil são as vocalistas Laura Olivella, Alice Simões Pires, Ana Gabriela Rodrigues e Cláudia; elas cantam e encantam no show de Sapiran. As moças garantem o show Ataulfo Alves. Os músicos são ótimos também, Sapiran soube escolher o melhor elenco, claro. Aplausos!

NA NOITE DE SÁBADO, muita gente conhecida foi prestigiar o “Sapiran Conta e Canta Ataulfo Alves” que acabou sendo dedicado ao radialista bajeense (cidadão pedritense) João Roberto Vasconcellos. Na plateia: as Guidoux, as Macedos, as Vasconcellos, as Silveiras, as Rodrigues e muito mais; Sapiran é show!

A COLUNA SUGERE a Sapiran que arrisque um próximo espetáculo com músicas de monstros sagrados como Cartola, Ari Barroso, Pixinguinha, Araci de Almeida. Ah, vocês viram como os jovens gostam também da música? Eles não arredam o pé da frente do palco, queridos!

NA BASE de “ahá, uhu”. Todos riram, todos aplaudiram, todos cantaram, ah, como foi divertida essa Feira do Livro que se encerrou domingo na Praça Silveira Martins. Não se pode deixar de mencionar as participações especiais da sensacional Elisabeth Salgado e a sua boneca Geleia – é quem mais animou a galera, é dez!

 

 

Beta Salgado (boneca Geléia) e o grupo
que foi confraternizar com Sonia Alcalde
na Feira do Livro do Sesc

8 OUT 2009

 

 

Daniela Rosa, Gabriel, O Pensador,
Sonia Alcalde, Rodrigo Sosa,
na Feira do Livro, clic Fábio Lucas

4 NOV 2009
NA FEIRA DO LIVRO de Porto Alegre, hoje, Sonia Alcalde, Sara Ramirez Vicencio e Sarita Barros; elas estão na Antologia Palavras 2009...

outras notícias