Até 1999>
Algumas publicações dos poetas do Cultura Sul, a partir do ano 2000.
   
VASCONCELLOS, Norma; NASCIMENTO, Elvira de Macedo; RIBAS, Rafaela Gonçalves; BÁRROS, Särita; ALCALDE, Sonia; CORRÊA, Sheila; PIRES, Davi Ulisses Chaves Simões; SILVEIRA, Pablo Ramos; SOCCA, Ézio Sauco; SILVA, Ânderlo R.; GUIMARÃES, Ada Maria Machado; COSTA, JRicardo. Ani VERSÁRIO . Cultura Sul Bagé, Oficina dos Poetas, aos 200 anos de Bagé. Evangraf, Porto Alegre, 2011.
[...] Quer a Antologia, parece-nos, aquela "Pasárgada" de Bandeira entre a galeria dos poetas gaúchos, aninhaha do sul do nosso imenso país. Por outro lado, se o panorama lítero-cultural de Bagé vai mudar com uma possível revalorização da poesia na cidade, não sei. No entanto, gostaria de assinalar que mesmo não sendo modelos canônicos, acredito que uma variada carga lírica será despejada na sesmaria azul do céu, nos longos braços deste chão que floresce no peito lúcido dos dias, pelas mãos do vento [...] Rafaela Gonçalves Ribas, Membro do Cultura Sul, Patrona da 14ª Feira do Livro de Bagé, in apresentação.
   

VICENCIO, Sara Ramirez. AQUI E ALI- De tudo um pouco. Ed. do Autor, 2010. Patrocínio Mistura da Terra

... Quando começou a compor o livro, confidenciou, "com este ninguém vai chorar. Quando editei Pegadas, as pessoas me encontravam na rua e diziam: Dona Sara, como o seu livro me fez chorar. Eu ficava encabulada". Eis AQUI E ALI. Um livro para rir, sorrir, recordar, imaginar, pensar, filosofar e deixar alguma lágrima rolar. Por que não?. Särita Bárros, in apresentação.

   

SILVEIRA, Pablo. Poemas, Sonetos e um Cântico a Nossa Senhora Conquistadora. Lançado na 12ª Feira do Livro de Bagé. 4 out. 09

O livro retrata de forma eloquente uma das mais belas devoções da região do pampa gaúcho. Com isso, o autor aborda a história, a veneração e o misticismo como pilares ornamentais de sua lírica, exaltando em Maria a beleza de uma imagem baseada na fé e na caridade, sendo a figura central de seu mistério carismático o próprio Cristo, que a reconhece, no instante da Paixão, como mãe e senhora de todas as nações.

   

VASCONCELLOS, Norma; NASCIMENTO, Elvira de Macedo; RIBAS, Rafaela Gonçalves; RODRIGUES, Edmundo Castilhos; BÁRROS, Särita; ALCALDE, Sonia; VICENCIO, Sara Ramirez; CORRÊA, Sheila; PIRES, Davi Ulisses Chaves Simões; BRIGNOL, Fausto. 1000 Versos do Sul e algumas letras perdidas. Cultura Sul Bagé, Oficina dos Poetas, 2008- 20 anos. Evangraf, Porto Alegre, 2008.

"...Finalmente, essa primeira coletânea... Vale registrar que tudo só se tornou possível graças ao estimulante, atento e prestigiosos patrocínio da semre sensível MISTURA DA TERRA - farmácias... Mil vezes, de mil jeitos tentaram nos nortear. Mas, em verdade, o que sempre quisemos foi, cada vez mais, nos sulinizar." Norma Vasconcellos (coordenadora da Oficina dos Poetas do Cultura Sul- Bagé/RS

   

ALCALDE, Sonia. Estações do Eu. Evangraf, Porto Alegre, 2007.

"... Ler Estações do Eu é aventurar-se por caminhos de dentro. Faz comparar, refletir, pensar. Comove... Lendo, afundei-me na poesia. E tive a sensação de ser um das mergulhadoras dos Mares do Sul. Cada mergulho, uma pérola. O livro está grávido de amor, esperança, alegria. Retrata seu denso interior e fotografa o mundo... Särita Bárros (apresentação)

   

Vasconcellos, Normas; Nascimento, Elvira (Org.) CD- Sul- Poemas de Oficina, Bagé, jun.2007. Edição: Gleider Ayres, Agência de Comunicação. Patrocínio: Secretaria Municipal de Cultura/ Prefeitura de Bagé.
O CD é composto de fragmentos das poesias dos membros do Cultura Sul: Edmundo Rodrigues, Elvira Nascimento, Ernesto Wayne, Fausto Brignol, Iolanda Abero Sá, Júlio Tripodi Lanza, Norma Vasconcellos, Rafaela Ribas, Sara Ramirez Vicencio, Särita Bárros, Sheila Corrêa, Sonia Alcalde, Tereza Not e Valúsia Saldanha. Locução: Norma Vasconcellos. Imagens: Eurico Salis, Leonid Strellaev, Stela Vasconcellos, Francisco Bosco e Marcelo Ayres. A iniciativa foi para atender uma reunião de Cultura na Assembléia Legislativa. Não é comercializado. Tem sido utilizado por muitas instituições de Bagé e cidades vizinhas. Trilha sonora: O inverno (Vivaldi), Apasionata (Astor Piazola) e a Canção do Poeta, de Maria Barcellos (Poeta do Cultura Sul)

   

SÁ, Iolanda Abero. De Cidra e Mel. Evangraf, Porto Alegre, 2004.

...A Senhora nos dá a enganosa impressão de que seus versos se empapam de poesia com preguiçosa espontaneidade. Sei que há muito labor no despojar o diamante da ganga e facetá-lo. Seus versos têm a nudez dos recém nascidos. Certamente o parto foi doloroso, trabalhoso, mas a parturiente sorri e esquece o labor e a dor quando reclina sobre o colo o fruto das entranhas... Prof. Eduardo Contreiras Rodrigues (apresentação)

   

FALCÃO, Cláudio; GONÇALVES, Fabiana M.; RIBAS, Rafaela Gonçalves; BÁRROS, Särita; ALCALDE, Sonia; VIEIRA, Yara Maria Botelho. Seis Contistas de Bagé. Metrópole, Porto Alegre, 2004. (Oficina de Criação Literária Alcy Cheuiche).

...Com eles trabalhei durante um ano dentro da nossa oficina de criação literária, agasalhada pela Faculdade de Comunicação da URCAMP. Coloquei em suas mãos muitos instrumentos do ofício de escrever, que souberam usar com talento e sabedoria. Tenho orgulho deles e com justificada razão. Com material dessa qualidade, só podia resultar um livro que irá orgulhar a nossa literatura... Alcy Cheuiche.

 

 

LOPES, Eloína; ALCALDE, Sonia (Org.). Coleção Conte Mais- 4 Vol, Ed. Francisco Spinelli, Porto Alegre, 2004

São 265 contos infanto-juvenis, divididos de acordo com a faixa etária, a ser utilizado por pais e educadores. Está sendo traduzido para o inglês e esperanto, com projeto para o francês e o espanhol. A coleção tornou-se um grande projeto educativo. Seis histórias já foram ilustradas. A FERGS- Federação Espírita do Rio Grande do Sul, desenvolve OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS visando melhor aproveitamento da obra como recurso para o desenvolvimento da inteligência emocional.

 

LOPES, Eloína; ALCALDE, Sonia (Org.). Coleção Conte Mais- 4 Vol, Ed. Francisco Spinelli, Porto Alegre, 2003

Histórias Educativas para serem contadas às crianças a partir dos 3 anos de idade. O primeiro volume foi lançado em 2003, numa forma de caderno, logo esgotado. Passou a ser publicado com um novo design (atual) em tamanho menor. Essas histórias foram escritas por pioneiras da evangelização espírita no Rio Grande do Sul na década de 50, já falecidas. As organizadoras encontraram textos escritos à mão ou mimeografados que eram difundidos por todo o Brasil e em Portugal.

   

MACHADO, Maria Barcellos. CD Mosaico, Bagé, 2002

Maria Barcellos, integrante do Cultura Sul, reuniu neste CD composições, a maioria, de sua autoria. Alguns amigos colaboraram na produção: Wanda Urdaniz Deiro, Walmore Not, Ivonléo Monteiro, Lúcia Antônia de Mello, Déa Grillo Dini e Idala Vernet Beltrand. A "Canção do Poeta" ficou sendo uma referência para o Cultura Sul.

 

 

WAYNE, Pedro R. Lagoa da Música. Evangraf, Porto Alegre, 2000.

A obra de Pedro Wayne estava esgotada há 45 anos. É reeditada por iniciativa de Särita Bárros e Sonia Alcalde.

"...Lagoa da Música é aquilo que se pode chamar de cultura. Mescla fantasias populares, conceitos elaborados e, acima de tudo, a personalidade dos habitantes do pampa riograndense..." Orlando Carlos Brasil (apresentação 2ª edição)

   

ALCALDE, Sonia; BARROS, Sarita Vicencio (Org.) Antologia Festilenda , Ed. Relâmpago, Porto Alegre, 2000.

Esta Antologia é a celebração dos "Concursos Festilenda" na área literária, que teve como parceira a Secretaria Estadual de Cultura do RS e patrocínio da CEEE. Sua construção passou por 51 municípios de 10 estados brasileiros, com pessoas de todas as idades mostrando, através de seus trabalhos, a riqueza da diversidade.

   

VICENCIO, Sara Ramirez; VIEIRA, Irene Marques. CD Senhoras. CD+, Caucaia, 2000.

Sara selecionou as poesias que estão neste CD de seu livro "PEGADAS" (1999). Irene reuniu suas composições preferidas e as interpreta, mostrando as alternâncias da vida traduzidas em ritmos. Com arranjos de Ivonléo Monteiro e Renato Borba. Produção de Sonia Alcalde e Särita Bárros.

   

Publicações até 1999 >